quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Os Continentes

Trabalho realizado por: Letícia Moreira da S. Martins n°21 Turma: 2004

Os Continentes

Os continentes são grandes extensões de terra limitadas pelos mares e oceanos. A área do total dos continentes é 150.157.348km², o que corresponde a 29,3% da superfície do planeta.

A Europa e a Ásia formam um único bloco denominado EURÁSIA, cujos limites são os montes Urais, na Rússia. Existem seis continentes: África, América, Antártida, Ásia, Europa e Oceania.

Números de países

Área (em km²)

População (em milhões de habitantes)

Densidade demográfica (habitantes por km²)

África

53

30.272.922

765,8

25,30

América do norte

3

23.967.437

404,5

16,88

América central

20

742.266

68,1

91,76

América do Sul

12

17.850.568

336,5

18,85

Antártida

-

14.108.000

-

-

Ásia

44

44.397.460

3.633,1

81,83

Europa

48

10.349.915

745,6

72,04

Oceania

14

8.480.354

29,6

3,49

África

O nome do continente africano é derivado de Afri ou Avringa, que era dado a uma tribo de berberes no norte da África. Começou a ser usado pelos antigos romanos para designar as províncias africanas.

A partir do século XVI, com as conquistas marítimas dos portugueses, o nome passou a ser usado para todo continente.

O continente é cortado pelo Equador e pelos trópicos de Câncer e Capricórnio. É um continente africano onde predominam altas temperaturas.

O seu litoral é pouco recortado e 33% do seu território apresenta áreas desérticas. As suas maiores cadeias de montanhas são a cadeia do Atlas a noroeste, o maciço da Etiópia a noroeste, é a cadeia do cabo ao sul.

As diversificadas riquezas minerais de subsolo – diamante, ouro, etc.- não combinam com quadro humano, em a Aids, o vírus Ebola, a fome, os conflitos étnicos e religiosos, as disputas territoriais, o aumento da desertificação e ausência de condições mínimas de higiene vêm dizimando a população.

América

O continente americano tem seu nome derivado do navegador italiano Américo Vespúcio, que teria explorado por quatro vezes entre 1497 e 1504.

O nome América abrange as terras do continente na parte norte, central e sul, pois o continente americano estende – se desde o Oceano Glacial Ártico até quase o Pólo Sul, sendo banhado a leste pelo Oceano Atlântico e a oeste pelo Oceano Pacífico. O continente americano é cortado pelo Equador na América do Sul e também pelo Trópico de Capricórnio.

A América do Norte é atravessada pelo Trópico de Câncer. A maior cadeia de montanhas do continente americano estende- se pela costa oeste, desde o extremo sul, no estreito de Magalhães, recebendo nomes como Cadeia do Alasca, Montanhas Rochosas e Cordilheira dos Andes.

As maiores bacias hidrográficas da América são as dos rios São Lourenço, Mississipi e Missouri, na América do Norte, e as dos rios Orenoco, Amazonas, São Francisco e do Prata, na América do Sul.


América: estatísticas

Ponto culminante: monte Aconcágua (Argentina / Chile), com 6.960 m
Maior depressão: Vale da Morte (EUA), 86 m
Maior ilha: Groenlândia, com 2.175.600 km²
Maior mar: Mar do Caribe, com 2.754.000 km²
Maior golfo: Golfo do México, com 1.544.000 km²
Maior lago: Superior (EUA/ Canadá), com 84.131 km²
Maior rio: Amazonas, com 6.868 km
Maior temperatura já registrada: 57,7 °C (Vale da Morte, EUA)
Menor temperatura já registrada: -66 °C (Northice, Groenlândia
)

Antártida

A origem do nome vem da palavra grega áktos (ursa), usada pelos astrônomos da Antigüidade para designar as constelações da Ursa Maior e Menor, pontos de orientação para os navegantes. Os romanos passam a utilizar o termo árcticos como sinônimo de norte ou setentrional. No século II d.c, surge o termo antárcticus como sinônimo de meridional.

Continente localizado no pólo sul, coberto por uma camada de gelo que chega a 2.700m. A temperatura média é de -50 °C. A Antártida é desabitada, embora vários países reivindiquem direitos sobre seu território. Na atualidade 26 países possuem bases de pesquisa científica no continente, entre eles o Brasil, com a Estação Comandante Ferraz, nas Ilhas Shetland do Sul.

Há acordos internacionais que proíbem a exploração dos minérios de carvão e ouro do continente. O Tratado Antártico, assinado em 1959, proíbe explosões nucleares e armazenamento de material radioativo na Antártida.

A Antártida é formada por uma enorme calota de gelo com uma espessura de até 4 km um volume estimado em 30% das reservas de água doce do planeta. Apenas a península Antártida, com 1.000 km de extensão, não está sempre coberta por gelo. O relevo é marcado pela cordilheira Transantártica, prolongamento geológico dos Andes.

Antártida: estatística

Ponto culminante: monte Vinson, com 5.140 m

Maior depressão: fossa subglacial Bentley, -2.538 m

Maior mar: Mar de Weddell, com 2.800.000 km²

Menor temperatura já registrada: -89,2°C (Estação Vostok)

Ásia

A Ásia é o maior de todos os continentes, os dois países mais populosos do planeta estão na Ásia: a China com 1,3 bilhões de habitantes e a Índia com 900 milhões de pessoas.

É muito rica em recursos minerais e em fontes de energia, apesar dessas riquezas, apresenta grandes contrastes econômicos: á miséria de Bangladesh contrapõe-se a economia japonesa, a segunda do mundo.

O continente asiático é banhado pelo Oceano Glacial Ártico ao norte, Oceano Pacífico a leste e sudeste, Oceano Índico ao sul, Mar Vermelho e Mar Mediterrâneo a sudeste. Limita-se com a oeste.

O continente asiático está ligado á Europa e possui um litoral muito recortado por penínsulas, golfos e arquipélagos de origem vulcânica.

O relevo da Ásia é bastante diversificado. Apresenta extensas planícies, planaltos e grandes cadeias de montanhas, como a cadeia do Himalaia e profundas depressões como a do Mar Morto, que se situa a 395 metros abaixo do nível do mar. A Ásia é atravessada pelo Círculo Polar Ártico e pelo Trópico de Câncer. Possui grandes bacias hidrográficas como as dos rios Indo, Ganges e Bramaputra, além de desertos como o de Gobi.

Ásia: estatísticas

Ponto culminante: monte Everest (Nepal/China), 8.848 m

Maior depressão: Mar Morto (Israel/Jordânia), -395 m

Maior ilha: Bornéu, com 736.000 km²

Maior mar: Mar da China Meridional, com 2.316.260 km²

Maior golfo: Golfo de Bengala, com 2.172.000 km²

Maior lago: Mar Cáspio (Azerbaidjão/Rússia/Cazaquistão/Irã/Turcomenistão), 371.000 km²

Maior rio: Chang Jiang, com 5.800 km

Europa

O nome Europa já era usado no século IX a.C para designar o oeste da Grécia. Europa é o nome de uma das filhas da deusa Tétis e do deus oceano, ou ainda, segundo alguns pesquisadores, a palavra Europa seria originada da palavra Ereb, de origem semita, que significa local onde o sol se põe.

É das regiões mais desenvolvida do globo, com a população apresentando um nível bastante elevado de qualidade de vida, contribuindo com mas de 30% da riqueza da economia mundial. Apesar de ter sido um dos principais palcos das duas grandes guerra mundiais do século XX, vários países europeus encontram-se entre os mais desenvolvidos do planeta, como é o caso da Alemanha, França, Itália e Inglaterra.

O continente europeu é cortado ao norte pelo circulo Polar Ártico e limita-se com o Oceano Glacial Ártico ao norte, com a Ásia e Montes Urais a leste, com os mares mediterrâneo, Negro e Cáspio ao sul e Oceano Atlântico a oeste.

O litoral da Europa é bastante recortado por grandes penínsulas como a Balcânia, Ibérica, Itálica, Escandinava e da Jutlândia.

As principais cadeias de montanhas são os Alpes, os Apeninos e os Pirineus, assim como os Bálcãs e os Cárpatos.

Os principais rios europeus são o Reno, o Danúbio, o Volga, o pó, o sena e o Tejo

Europa: estatísticas

Ponto culminante: monte Elbro (Rússia), com 5.642 m

Maior depressão: mar Cáspio (Azerdaidjão/Rússia/Cazaquistão/Irã/Turcomenistão), 28 m

Maior ilha: Grã-Bretanha, com 229.885 km²

Maior mar: Mar do norte, com 580.000 km²

Maior golfo: Golfo da Bothnia, com 117.000 km²

Maior lago: Ladoga (Rússia), 18.400 km²

Maior rio: Volga, com 3.531 km

Oceania

O nome Oceania originou-se do deus oceano da mitologia grega. A Oceania e cortada pelo trópico de Capricórnio e é circundada pelo oceano pacífico.

A Oceania é formada pela Austrália e cerca de 10 mil outras ilhas de tamanho variado como a Nova Zelândia, a nova Guiné e arquipélagos como a da Micronésia, Melanésia e Polinésia.

A Austrália apresenta um relevo de aspecto plano, com escudos desgastados pela erosão, onde se destacam os Alpes Australianos e o monte Kosciusko com 2.228 metros de altitude.

Os principais rios da Austrália são Darling e o Murray. E ainda existe grandes desertos de areia, principalmente ao centro e a oeste do país.

Oceania: estatísticas

Ponto culminante: monte Wihelm (Papua Nova Guiné), com 4.508 m

Maior depressão: lago Eyre (Austrália), -12m

Maior ilha: Nova Guiné, com 785.000 km²

Maior mar: Mar da tasmânia, com 3.300.000 km²

Maior golfo: Golfo da Carpentária, com 310.000 km²

Maior lago: Eyre (Austrália), 9.583 km²

Maior rio: Murray-Darling, com 3.490 km

Maior temperatura já registrada: 53,1°C (Cloncurry, Austrália)

Menor temperatura já registrada: -22,2°C(Charlotte Pass, Austrália)

6 comentários:

Anônimo disse...

Valew essa página me ajudou bastante...

Flora disse...

valeu me ajudou no trabalho para minha escola(adorei esse site)

Flora disse...

ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii demais

adoreiiiiiiiiiiiiii

Flora disse...

tb coloca jogos de continentes por favor.........

Unknown disse...

valeu aeeeee me ajudou muito adorei a pagina so faltou o ponto culminante da África

Unknown disse...

vlw essa pagina me ajudou muito!